calendário
Event
- Title:
- Sistema de pesquisa DocBWEB® I
- When:
- 21.07.2009 - 22.11.2008 09.30 h - 17.30 h
- Where:
- DID - Sede - Lisboa
- Category:
- formação - cursos
Description
Destinatários
O Sistema de Pesquisa DocBWEB ®/DocBASE Z39.50® dirige-se a Bibliotecários, Arquivistas e Conservadores de Museus, permitindo-lhes gerir um único sistema para acesso e pesquisa sobre bases de dados locais, nacionais e internacionais.
Dirige-se igualmente a investigadores, especialistas e público pela oportunidade de acesso e pesquisa em todas as fontes de informação científica, especializada e cultural das suas bibliotecas preferenciais ou outras.
Objectivos
Redes de conhecimento e inovação técnologica em sistemas de pesquisa
- Criação de redes de conhecimento nacionais e internacionais por aplicação das tecnologias Z39.50 DocBASE®.
- Pesquisa por tesauros multimédia possibilitando a navegação hypertexto sobre todas as fontes digitais associadas a cada termo de pesquisa ou nome de autor.
- Pesquisa em presença constante dos termos dos índices das bases de dados, garantindo 100% de resultados positivos.
- Pesquisa por áreas temáticas com apresentação dos planos de classificação e remissão directa e automática para registos classificados com notações CDU, APA ou outras.
- Integração em processadores de texto, de conjuntos de registos seleccionados em bases de dados DocBWEB® e Cliente Z39.50, para produção de bibliografias científicas, teses de doutoramento, estudos, planos curriculares, etc.
- Parametrizações de bases de dados de tesauros e classificações com ligação ao Sistema de Pesquisa DocBWEB®.
- Parametrização do Cliente Z39.50 com dados de protocolos, portos, bases de dados e formatos de descrição bibliográfica, para acesso a servidores Z39.50 DocBASE®, nacionais e internacionais.
- Difusão de informação por email, mailing lists e RSS.
- Emissão directa de registos e bibliografias para impressora e download.
- Visualização de resultados de pesquisa segundo normas: NP405; ISO 690 e ISBD
- Visualização de resultados em formato UniMARC" em formato UniMARC e MARC 21 em pesquisas efectuadas pelo Cliente Z39.50 DocBASE®.
- Acesso e pesquisa sobre o Gestor de Conteúdos DocBWEB®.
- Empréstimo on line de documentos livres
- Reserva de documentos emprestados
- Renovação de prazos de empréstimo
- Acesso autónomo à ficha de leitor
- Inscrição em Mailing lists
Duração
Programa
Sistema de Pesquisa DocBWEB® IInscrição
Formação DocBASE - Ficha de Inscrição em formato PDF (clique aqui para abrir)Venue
- Local:
- DID - Sede - Website
- Street:
- 27 Av. Ressano Garcia
- ZIP:
- 1070-234
- City:
- Lisboa
- Country:
-
EventList powered by schlu.net


